Janelas, os olhos da casa
Elas são os olhos das casas, integram o interior com o exterior, por elas enxergamos a paisagem a partir do aconchego da nossa casa – o prazer de ver a cidade ou o verde logo ali. Além dos aspectos visuais que este elemento arquitetônico possibilita, há outros também muito importantes para a saúde dos habitantes da casa: a ventilação e a iluminação naturais. Em um bom projeto de arquitetura as aberturas (como também são chamadas tecnicamente as janelas) são posicionadas de modo que favoreça que a casa seja arejada, isto é, que o ar não fique parado em seu interior, mas circule e se renove trazendo ar “novo” de fora da casa, e também de modo que a casa seja naturalmente iluminada, receba luz indireta do sol o dia todo, e, nas estações mais frias, o sol direto é bem-vindo. A escolha das posições das aberturas leva em consideração o clima do lugar onde a casa será construída – seco, úmido, quente, frio. O tamanho das janelas também é fator relevante para conseguir bom conforto térmico dentro da casa.
| Materiais
De forma genérica, janelas e portas são chamadas de esquadrias, que podem ser feitas de diferentes materiais. A escolha sobre o tipo de material deve considerar o ambiente a ser instalada é área molhada ou não, e o clima do lugar onde será construída a casa (janelas de aço, por exemplo, não são adequadas para regiões litorâneas pois enferruja com a maresia).
Veja os principais materiais de que são feitas as esquadrias:
. Aço são conhecidas por sua resistência, aumentada se for pintada com pintura anticorrosiva. Há diversos modelos prontos disponíveis no mercado, podem ser vendidas sem acabamento ou com acabamento, já pintadas. Atenção para o local em que será instalada: o aço não vai bem em áreas molhadas (banheiros, por exemplo) nem em regiões litorâneas, porque enferruja.
. Alumínio a vida útil é longa e tem fácil manutenção. Usualmente já vem de fábrica com pintura anodizada, por isso não sofre corrosão decorrente da umidade, então pode ser usada em todos os ambientes, inclusive banheiros e áreas externas. Em geral, são oferecidas nas cores branco, preta, bronze, e algumas marcas oferecem acabamento em efeito madeira.
. Madeira resistente e requer manutenção, que varia de acordo com os fatores a que está sujeita a esquadria, por exemplo: se sujeita a chuva direta ou a maresia, deve-se aplicar verniz próprio ao menos uma vez por ano. Se estiver em região litorânea, utilize dobradiças e ferragens de aço inox, muito menos suscetível à corrosão pela maresia do que o aço comum. É boa isolante térmica.
. PVC resistente à maresia, não precisa de pintura, é bom isolante térmico (não conduz calor nem frio). Já chega à obra com o vidro instalado, diferente das anteriores.
. Apenas vidro sem os quadros ou “molduras” onde são fixados os vidros, as esquadrias de vidro são aquelas que vão diretamente no caixilho. Podem ser usados vidros temperados ou do tipo blindex. É necessário atentar na instalação para que não fique com “folga” no trilho, o que resultaria um vidro se movimentando dentro do caixilho quando sujeito ao vento, ou a entrada de vento e/ou água por eventuais frestas.
| Tipos de abertura
Dependendo do tipo e do tamanho do ambiente, existem janelas mais adequadas em relação ao tipo de abertura. Entenda quais são:
. Abrir com dobradiças nas extremidades, as folhas abrem-se para dentro ou para fora do ambiente. Proporcionam bastante ventilação por permitirem que o vão fique todo aberto.
. Correr as folhas correm lateralmente em um trilho. Pode ser usada em todos os tamanhos de vãos, já que permite que o vão seja divido em quantas folhas forem necessárias. Adequadas para todos os tipos de ambientes. Uma boa solução para ambientes que não têm espaço para o giro de abrir de uma folha, por exemplo.
. Maxim-ar abrem-se quando empurradas para fora. Bastante usadas em banheiros, atualmente já ocupa outros ambientes também. Recebe este nome por permitir bastante ventilação quando aberta.
. Basculante abre-se por meio de um básculo ou alavanca posicionada lateralmente, que faz as folhas girarem em torno de um eixo horizontal (saindo da posição vertical quando fechada para a posição da abertura desejada. Pode ser composta por quantas folhas forem necessárias. Bastante utilizada em ambientes pequenos e que requerem maior privacidade.
. Pivotante sua folha gira em torno de um eixo vertical. Tem esse nome por ter suas extremidades fixadas por pivôs. É utilizada em todo tipo de ambiente.
. Camarão (ou articulada) a folha é articulada no meio, gerando duas folhas que se dobram uma sobre a outra e se recolhem na lateral do vão. Geralmente há um trilho superior e um inferior para deslizarem. É uma boa opção para otimizar o espaço de abertura, pois requer pouco espaço de giro.
. Abre e tomba (ou oscilobatente) apresenta duas possibilidades de giro: de abrir e de inclinar. A inclinação possibilita a entrada de ar sem precisar da abertura total da janela. Entenda o funcionamento clicando aqui para ver o vídeo de demonstração.
O tipo do vidro também deve ser escolhido em função do ambiente. Para maior privacidade, pode ser escolhido um vidro leitoso, por exemplo, que impede a visão sem impedir a passagem de luminosidade (embora esta seja reduzida se comparada ao vidro translúcido).
Você pode ainda escolher se sua janela terá ou não venezianas, que são as folhas feitas de outro material que não o vidro, como madeira ou alumínio. As venezianas barram a entrada de luz no ambiente – algumas mais, outras menos. Há venezianas com controle de iluminação e de ventilação, são aquelas que permitem você manter frestas abertas ou fechadas. Por permitirem escurecer o ambiente, são bastante usadas nos quartos.
Por fim, a tecnologia ainda te dá mais opções: janelas com proteção térmica e/ou com proteção acústica. Estas proteções dependem do material, da instalação, da vedação e da composição do conjunto (há empresas que utilizam dois vidros, por exemplo).
Com a orientação de uma arquiteta ou arquiteto, defina as melhores escolhas de janelas para seus ambientes e desfrute da vista da paisagem, do conforto proporcionado e da beleza que elas ajudam a compor!
....................................................................................................
Se tiver dúvidas, comentários ou sugestões,deixe um recado aí em baixo ou envie um email para gabibrandao@ymail.com.
E se gostou, compartilhe o post e curta a página no facebook: Gabriela Brandão . Arquitetura