top of page

GABRIELABRANDÃO

Arquitetura

Como escolher um terreno?

O primeiro passo para realizar o sonho de construir sua casa é encontrar o terreno adequado. Como proceder nessa escolha? Alguns aspectos são importantes de serem observados a fim de acertar nessa escolha. Conheça 10 pontos importantes de serem avaliados para escolher:

1 Tenha em mente seus desejos para esse terreno: Como é a casa que você imagina? Ampla? Térrea? Com possibilidade de ampliação futura? Com quintal? É importante que dela você tenha uma vista ampla? Ela estaria próxima da natureza? É fundamental estar em local silencioso?

Algumas destas perguntas estão relacionadas ao próximo item, a localização.

2 Localização: que tipo de entorno você deseja para seu terreno? Rural? Urbano? Um bairro residencial? Próximo ou afastado do centro da cidade? Servido de transporte público? Que tipo de comércio e serviços é importante ter fácil acesso? Quem são os vizinhos: parques, praças, casas baixas, ou são prédios muito altos que podem bloquear o sol ou a vista? Fique atento à dinâmica daquele entorno, da rua, o movimento de veículos, de pessoas, se há barulhos habituais incômodos – o ritmo desse lugar corresponde ao que você deseja e procura?

Por isso, é fundamental alertar: nunca compre um terreno sem visita-lo pessoalmente!

3 Tamanho: a área do terreno em metros quadrados deve ser adequada à sua demanda – que é a necessidade aliada ao desejo. É possível realizar com essa área o programa que você deseja? (Programa – de modo sintético, programa é a relação de tudo que você quer e precisa que a casa apresente. Por exemplo: quantos quartos, banheiros, se há quintal, escritório, como você usa/pretende usar a casa, se recebe amigos com frequência, quantas pessoas vão morar ali, o que gosta de fazer em casa – estas e outras questões precisam ser conversadas com o arquiteto antes de iniciar o projeto, para que o projeto contemple exatamente o que você busca, e se adeque ao estilo de vida de cada pessoa). Avalie também a funcionalidade: a manutenção dessa área será viável? Tanto se for toda construída como se for ficar com uma grande área livre – não-construída, para que futuramente não se torne um desgaste a preocupação de mantê-la limpa e organizada.

4 Valor: faça uma boa pesquisa para se atualizar dos preços praticados pelo mercado na região que você deseja no momento da compra. Isso te dará base para avaliar o valor daquele terreno para você: pesar a relação entre o preço que está sendo pedido e o que o terreno oferece a você, se atende às suas metas e desejos. Importante: saiba o valor que você poderá investir na compra. Quando se trata de investimentos financeiros é necessário cautela: não dê um passo maior do que a perna para que o sonho não vire um pesadelo! Se precisar, procure um profissional que te ajude a fazer um planejamento financeiro.

5 Relevo: o terreno é plano ou em declive? Terrenos planos, em geral, permitem mais liberdade projetual, isto é, mais possibilidades de implantar a casa e dispô-la no lote sem preocupação com a “caída” do terreno. Entretanto, um bom projeto arquitetônico é capaz de tirar partido de um terreno íngreme, utilizando essa característica a favor do resultado final. Terrenos bastante íngremes em geral têm preço menor se comparado com terrenos planos na mesma localização. É possível que a obra exija mais investimentos em estrutura, para construção de muros de contenção, por exemplo. Porém, isto não é uma regra, variando conforme cada caso.

6 Tipo de terreno: observe a largura do terreno. Um terreno estreito, isto é, que tem frente ou testada pequena, pode oferecer alguns desafios na etapa do projeto para conseguir boa iluminação e boa ventilação para a casa. Um terreno largo favorece a distribuição de janelas e outras aberturas, que devem obedecer a afastamentos laterais da edificação em relação ao limite do lote, exigidos pela legislação local. Um terreno largo aumenta as possibilidades de disposição da casa.

7 Orientação solar: onde está o sol nascente (leste)? E o sol poente (oeste)? Qual a posição do terreno em relação ao sol? Este ponto é simples e indispensável de verificar. Se a maior porção do terreno é leste, receberá mais o sol da manhã. Se for norte, receberá sol a maior parte do dia. Se for oeste, receberá mais o sol da tarde, que em geral é mais quente (mas possibilita ver o pôr-do-sol!). Se for sul, recebe pouco sol durante o dia todo. É importante estar ciente disso, mas de qualquer modo, o projeto arquitetônico vai distribuir os ambientes de modo que cada um receba a insolação que lhe é mais propícia (por exemplo, para os quartos o sol da manhã é bem-vindo, enquanto que para secar as roupas do varal o sol oeste funciona muito bem!). O importante é que o projeto pense na iluminação natural para toda a casa.

8 Ventilação: o terreno é alto ou fica em uma baixada? O entorno é descampado ou todo edificado? Estes pontos, associados aos ventos predominantes no local, vão indicar se a circulação de ar será favorável. Mais uma vez vale ressaltar que o projeto arquitetônico deverá ser pensado e resolvido de modo a favorecer a ventilação natural na casa, trazendo conforto e saúde.

9 Presença de vegetação (massas vegetais): há mata no terreno? Há situações em que, por lei, algumas árvores não podem cortadas. Certifique-se disso. Árvores antigas e frondosas em seu terreno podem ser muito bem-vindas, em vez de cortá-las é possível tirar partido delas e integrar no projeto, trazendo um charme único para a casa, além da presença saudável de um elemento natural. O resultado pode ser bem interessante!

10 Tipo do solo: Arenoso? Argiloso? Rochoso? Cada tipo de solo pede um tipo de fundação – a base da construção sobre a qual a casa será apoiada. Solos arenosos e argilosos apresentam movimentação natural ao longo dos anos, por isso há fundações e estruturas adequadas que consideram esse fator. Um solo estável é o mais indicado. Se houver dúvidas em relação a isso, consulte um engenheiro civil com experiência em fundações.

Por fim, faça uma boa escolha!

Espero que este artigo tenha te ajudado!

Se tiver dúvidas, comentários ou sugestões, deixe um recado aí em baixo ou envie um email para gabibrandao@ymail.com.


Posts recentes
Arquivo
Siga nas redes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page